quarta-feira, 16 de maio de 2007

AS FERAS INVADIRAM O PARAISO

Mais de 50 jovens foram detidos na noite de 14/05, após encarniçados confrontos com a policia dinamarquesa nas ruas proximas de christiania, famoso bairro libertário de copenhague.
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/wlyra/detail?.dir=cee5&.dnm=c862.jpg&.src=ph
Tudo aconteceu pelo fato de que a policia demoliu uma casa dentro da comunidade de christiania, A policia, pra variar,utilizou bombas de gás lacrimogêneo para afastar os manifestantes, que revidaram com rojões e lançaram pedras e coqueteis molotov contra os "homens da lei".
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/03/374634.shtml por tras de toda essa batalha que está movimentando os paises nordicos e parte da europa central está a bela e lendaria historia da cidade de christiania.
imaginem uma cidade sem "prefeito" sem "eleição" que funcione sem "governo"nem imposição de leis que controlem a organização social, pareçe até os escritos dos anarquistas classicos ou uma utopia mas felizmente é uma realidade.
A partir de 1971 partindo das ideias pregadas por um jornal alternativo, o head magazine, que varias pessoas de diversas matizes sociais,decidiram ocupar os barracos de uma area militar desativada na periferia de copenhague.
Desse periodo até hoje a luta contra o estado foi sobre humana porém a primeira vitoria veio com o reconhecimento da" zona livre" como um "experimento social" em troca logico, da garantia de pagamento de agua e luz, pagamento esses que estavam a cargo dos militares "proprietários da area".
A cidade aprimorou satisfatoriamente o seu modelo de autogestâo Uma sociedade que abomine drogas pesadas, recuse as armas ,rejeite a violencia e torne obsoleto a propriedade privada no entender do estado dinamarques precisa ser" legalizado" e abominavelmente "normalizado".
christiania representa hoje um monumento aqueles que acreditam num futuro mais positivo, produtivo, novo e melhor de se viver mas nos perguntamos até quando as feras vão invadir o paraiso?

5 comentários:

Everton disse...

Muito legal velho.
Mais explique melhor, como funciona a gestão deles?
Tem alguma assembléia, alguma coisa do tipo?
Se é realmente um modelo que dá certo, está na hora de ser divulgado pra um número maior de pessoas.
Abraço

Camyllizinháh disse...

É lamenátavel que uma realidade dessa pareça tão distante em uma sociedade capitalista e ão miserável quanto a nossa,mas, quem sabe com muita insistência, chegaremos a algo pelo menos próximo disto?
Cabe a nós, não desitir,não cansar,
"o movimento é eterno,não paramos com a luta".

msilva disse...

É lamenátavel que uma realidade dessa pareça tão distante em uma sociedade capitalista e ão miserável quanto a nossa,mas, quem sabe com muita insistência, chegaremos a algo pelo menos próximo disto?
Cabe a nós, não desitir,não cansar,
"o movimento é eterno,não paramos com a luta".

26 de Maio de 2007 17:56

Cleber: disse...

Gostaria de ser otimista a ponto de acreditar numa realidade parecida com esta no Brasil mas, se essa bela utopia existe, está bem longe daqui.
Não creio que seja possível num país(mundo) egoísta/capitalista como este uma mudança tão drástica, o que é uma pena... estamos todos condenados...

Martta Leal disse...

hummm... Acho que já sei para onde vou fugir... Não pretendo escrever nada sobrenatural, muito inteligente ou algo parecido, estou te escrevendo apenas para ressaltar como vc "reapareceu" no momento certo, e como vc é um amigo especial que eu quase havia esquecido...
Felicidades meu amigo e sucesso no caminho que vc escolher para traçar.